Córtex Cerebral

Córtex Cerebral

quarta-feira, 29 de junho de 2011

ESTRUTURA E FUNÇÕES DO CÓRTEX CEREBRAL- Parte III

6. Áreas de Associação do Córtex

ü  Estão relacionadas com as funções psíquicas complexas;
ü  Não se relacionam diretamente com a motricidade ou sensibilidade;
ü  Ocupam no homem um território cortical muito maior que o das áreas de projeção;
De acordo com a divisão proposta por Alexandre Luria, as áreas de associação podem ser divididas em secundárias (unimodais) e terciárias (supramodais).

6.1. Áreas de Associação Secundária

Estão justapostas às áreas motoras primárias correspondentes e são unimodais, podendo ser de dois tipos: Sensitivas ou motoras.

6.1.1. Áreas de Associação Secundárias Sensitivas

São conhecidas três áreas:
1.      Área Somestésica Secundária: localiza-se no lóbulo parietal superior, atrás da área somestésica primária, corresponde às áreas 5 e parte da área 7 de Broadman.
2.      Área Visual Secundária: No lobo occipital situa-se adiante a área visual primária, corresponde às áreas 18 e 19 de Broadman. No lobo temporal - ocupa as áreas 20, 21 e 37 de Broadman.
3.      Área Auditiva Secundária: No lobo temporal - circundando a área auditiva primária, corresponde a área 22 de Broadman.
As áreas secundárias recebem aferências das áreas primárias e repassam as informações recebidas às outras áreas do córtex, em especial as supramodais. 
.
A identificação de um objeto se faz em duas etapas:
a)      Etapa da sensação - toma-se consciências das características sensoriais do objeto, e faz-se em uma área sensitiva de projeção, ou área primária.
b)      Etapa da interpretação ou gnosia – as características sensoriais são comparadas com o conceito do objeto existente na memória do indivíduo, permitindo sua identificação. Envolve processos psíquicos complexos e depende das áreas de associação secundárias.
            A existência de duas áreas diferentes envolvidas na identificação de objetos torna possível que elas sejam lesadas separadamente.
Em lesões das áreas secundárias ocorrem casos clínicos denominados agnosias, nos quais há perda da capacidade de reconhecer objetos, mesmo as vias sensitivas e áreas de projeção cortical estando normais.
As áreas sensitivas secundárias do ponto de vista funcional não simétricas, então a sintomatologia em casos de lesões é diferente, dependendo do lado da lesão.
Ex:
Lesão da área auditiva secundária no hemisfério esquerdo: Afasia
Lesão da área auditiva secundária no hemisfério direito: Amusia

6.1.2. Áreas de Associação Secundárias Motoras

Localizam-se adjacentes às áreas motoras primárias com as quais se relacionam. Lesões dessas áreas podem causar apraxias, que é um quadro clínico caracterizado pela incapacidade de realizar determinados atos voluntários, sem que exista déficit motor. Neste caso, a lesão ocorreu nas áreas corticais de associação relacionadas com o planejamento dos atos voluntários.
São áreas motoras secundárias:
1-      Área Motora Suplementar: situada na face medial do giro frontal superior, ocupa a parte mais alta da área 6 de Broadman. Funcionalmente relaciona-se com a concepção ou planejamento de sequências complexas de movimentos. Faz conexões com o corpo estriado, via tálamo e com a área motora primária correspondente.
2-      Área Pré-Motora: localiza-se no lobo frontal e ocupa toda a extensão da área 6  na face lateral de cada hemisfério. É menos excitável que a área motora primária. Envolve grupos musculares maiores, como os do tronco ou da base dos membros. Lesões dessa área, esses músculos têm sua força diminuída (paresia), o que impede o paciente de elevar completamente o braço ou a perna.
Tem algumas características de uma área primária, em que coloca o corpo e os membros em uma postura básica preparatória para a realização de movimentos delicados.
3-      Área de Broca: localiza-se nas partes opercular e triangular do giro frontal inferior, nas áreas 44 e parte da área 45 de Broadman, em frente a parte da área motora que controla os músculos relacionados com a vocalização.  Responsável pela programação da atividade motora relacionada com a expressão da linguagem, então sua lesão resulta em déficit de linguagem (afasias).

Nenhum comentário:

Postar um comentário